A Prefeitura de Guarulhos irá oferecer a formação de 20 alunos da primeira turma de guardas municipais do município paulista de Águas de Lindoia por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), referência nacional na capacitação de agentes de segurança pública. O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (13) no Paço Municipal pelos prefeitos Guti e Gilberto Helou e os secretários de segurança pública Márcio Pontes e Elias de Moraes Franco de ambas as cidades.
Com previsão de formatura em dezembro deste ano, o curso irá capacitar os estudantes em técnicas de policiamento, primeiros socorros, resolução de conflitos, entre outras condutas necessárias para o patrulhamento diário.
Desde sua inauguração, em 2020, a Efag já certificou pelotões de 13 municípios em cursos pontuais, obrigatórios ou de especialização. “Nossa escola é fantástica e com ela podemos sempre auxiliar. Guarulhos está crescendo e ajudando outras cidades a crescerem junto, é uma via de mão dupla”, comentou o prefeito Guti.
Formar uma GCM é um sonho de mais de duas décadas, recordou o prefeito de Águas de Lindoia, Gilberto Helou. “Fomos muito bem recebidos pela Prefeitura. Esse gesto de Guarulhos é muito importante para nós”, agradeceu.
Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG