A iniciativa é destinada a produtores rurais, estudantes, agricultores, professores e quem desejar aprender sobre gestão e processo produtivo das frutíferas. A capacitação será ministrada pelo viticultor Sergio Semerdjian, referência no assunto com trabalhos educativos sobre o manejo da agricultura à moda tradicional europeia. Todo seu conhecimento sobre a tradição da fruticultura é compartilhado por todo o Brasil, com palestras, cursos e muito mais.
As aulas serão realizadas de forma presencial no Pomar Escola Agrônomo Luciano Poletti, na Vila Romanopolis, já que o espaço conta com 30 mudas frutíferas, entre uvas, maçãs, ameixas, pêssegos, figos da Índia e azeitonas, e também no Parque Nosso Recanto.
Durante a oficina, os alunos terão uma aula sobre a história da viticultura ferrazense, pois o município foi a primeira cidade do Brasil a plantar a Uva Itália; técnicas para pulverizações, podas, enxertos e adubações no solo com matéria orgânica; a maneira exata de conduzir as videiras; irrigação do pomar; período certo para colheita e muito mais.
De acordo com o titular da pasta, Anderson Mota, essa é uma grande oportunidade de negócio para quem já vive e trabalha no meio rural. “Por muitos anos nossa cidade foi referência em fruticultura e precisamos resgatar essa cultura. A oficina ‘ABC da Fruticultura Familiar’ vai fortalecer e inovar a agricultura ferrazense”, destaca.
As inscrições devem ser feitas no Parque Municipal Nosso Recanto, na Rua Lourenço Paganucci, 1.133, das 8 às 16 horas, e a apresentação do documento original com foto e comprovante de endereço é obrigatória. Para mais informações, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal está disponível no telefone 4678-2275.
Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.